
Naquele dia 25 de novembro de 1979, quem foi à Rua Bariri assistir ao jogo de infantis entre Olaria e América não imaginava que, em campo, estaria um menino franzino, conhecido também como “índio” e que, 15 anos mais tarde, seria uma das grandes personalidades da conquista da Copa que deu o tetracampeonato ao Brasil.
Aquele menino que foi levado à Bariri pelo olheiro Paulo Ferreira, mais conhecido como “Paulo Boi”, se chamava Romário de Souza Faria e naquele jogo fazia sua estreia com a camisa azul e branca. E usava a mesma camisa listrada que consagrou o time de 1971 e que Garrincha havia vestido em 1972. O Olaria goleou por 5 a 1 e Romário marcou os três primeiros gols oficiais de sua vitoriosa carreira. Ele ainda faria mais quatro gols com a camisa bariri, antes de ir para o Vasco.
Naquele dia 25 de novembro de 1979, o goleiro do América que entraria para a história por ter sido o primeiro a levar um gol de Romário, era Josenildo Francisco da Silva, mais conhecido posteriormente como “Belô”. Certa vez Belô, em uma entrevista, disse que goleiro nenhum gosta de tomar gol, mas que ele se sentia feliz por entrar para a história. Também afirmou não se lembrar como foi o lance do primeiro gol da história do Baixinho.


Romário começou no Olaria e sempre fará parte desta centenária instituição. Isso porque o cidadão Romário de Souza Faria é sócio honorário do Olaria Atlético Clube.
Deixe um comentário