NOÊMIA NUNES: A MULHER-MECENAS DO OLARIA

Quando a dona Noêmia Nunes colaborou com o Olaria, o clube ainda era preto e branco e o escudo era o antigo losango preto com as iniciai OFC.

Noêmia Nunes é o nome de uma rua muito conhecida em Olaria, que corta grande parte do bairro. A rua começa na esquina da Rua Sargento Aquino, próximo às “Cinco Bocas”, e termina na Praça Oliveira Campos, mais conhecida como “Quadra Azul”. O nome da rua homenageia uma mulher que teve um papel muito importante na história do Olaria. Quando o clube foi fundado, em 1915, não havia sócios contribuintes e foi preciso correr pelo bairro uma lista de contribuições para a compra de bolas, camisas e toda a indumentária para a prática do futebol. E foi a Sra. Noêmia Nunes a primeira pessoa a assinar a lista, doando a quantia de 100 mil réis e entrando para a história como a primeira “mecenas” do Olaria, antes mesmo do “seu” Mello. Dona Noêmia Nunes era filha de um rico comerciante e dono de terrenos na região, Sr. Custódio Nunes.

O Dr. Sylzed José de Sant’Anna, presidente do Olaria na década de 1940, contava-nos que a Sra. Noêmia Nunes havia também ajudado o Olaria de outra forma muito importante, ao permitir que o time instalasse o seu campo em um dos terrenos de sua propriedade. Só que, após a morte de dona Noêmia Nunes, o seu viúvo, Manoel de Souza, vendeu aquela propriedade, que passou a lhe pertencer. Isso representou um duro golpe para o Olaria. Porém, o Olaria superaria mais essa adversidade, pois João Fernandes Ferreira, Rachid Bunahum e Armindo Augusto Ferreira fizeram uma “vaquinha” e compraram o terreno da Rua Bariri para que o Olaria se instalasse. Essa dona Noêmia Nunes era mesmo uma grande olariense. Já o seu marido…

Comentários

Deixe um comentário