
O Estádio do Olaria foi inaugurado no dia 6 de abril de 1947. Mas no dia da inauguração de seu estádio, o Olaria não entrou em campo. Isso porque o jogo inaugural foi entre Fluminense e Vasco, com vitória do Fluminense por 5 a 4. E o primeiro gol da história do Alçapão foi marcado por Rubinho, do Fluminense.
Mas quem marcou o primeiro gol do Olaria no estádio? Bem, o Olaria só viria a jogar uma partida em seu próprio estádio quatro meses depois da inauguração, com o início do Campeonato Carioca. E foi em 10 de agosto de 1947 que o Olaria jogou pela primeira vez uma partida oficial em seu recém-inaugurado estádio. O adversário foi o Flamengo. Naquele dia um bom público compareceu à Rua Bariri, com 8.411 torcedores pagantes. O Olaria saiu derrotado do do confronto pelo placar de 2 a 1, mas o jogo entraria para a história olariense como aquele em que foi assinalado o primeiro gol do Olaria no estádio. E o autor do primeiro gol do Olaria no velho alçapão foi uma das figuras mais icônicas do futebol brasileiro: Elba de Pádua Lima, mais conhecido como Tim e também apelidado de “El Peón”. Tim jogou pelo Olaria em 1947 e 1948 e chegou a ser jogador e técnico ao mesmo tempo.
O gol de Tim, o primeiro do Olaria em seu estádio, foi marcado aos 10 minutos do segundo tempo, e foi de cabeça, quando o Olaria perdia por 1 a 0. Tim aproveitou uma boa cobrança de escanteio feita por Alcino e cabeceou para o fundo da meta do goleiro rubro-negro Luiz Borracha.
Estava marcado, assim, o primeiro gol do Olaria no Alçapão da Bariri. Tim brilhou como jogador e técnico em vários clubes do Brasil. Mas no Olaria, ele entrou para a história por ter feito o primeiro gol do clube no Alçapão da Bariri.
Deixe um comentário