
Hoje é um dia especial na história do Olaria. Há exatos 65 anos, no dia 17 de julho de 1960, o Olaria conquistava, no Maracanã, o Torneio Início e, assim, se sagrava o primeiro campeão do recém-criado Estado da Guanabara. O Torneio Início era uma tradição que, no Rio de Janeiro, terminou em 1977. Era um verdadeiro festival de futebol, em que os clubes, em jogos eliminatórios, poderiam ir logo embora ou ficar até a final, para alcançar a glória. O Olaria já tinha “batido na trave” duas vezes, quando foi vice em 1947 e 1948, tendo perdido respectivamente para Vasco e Botafogo. Mas naquele ano de 1960 a equipe bariri iria às forras, pois eliminou os dois em sua jornada para o título.
Naquele Torneio Início de 1960, o regulamento previa jogos com dois tempos de 10 minutos. Em caso de empate, a disputa iria para os pênaltis, para definir quem avançava.
No primeiro jogo daquele 17 de julho o Olaria derrotou a Portuguesa por 2 a 1, gols de Valter e Jaburu para o time bariri. Classificado, o próximo adversário foi o Botafogo. Placar final de 1 a 1, com Drummond marcando o gol olariense. Nos pênaltis, vitória do Olaria. O terceiro adversário foi o Vasco e o jogo valia vaga para a final. No tempo de bola rolando, novo empate de 1 a 1, com Jaburu marcando para o Olaria. Nos pênaltis, nova vitória bariri. O Olaria estava na final.
A grande decisão foi contra o Fluminense e, pelo regulamento, seriam dois tempos de 30 minutos. E o Olaria não teve problemas para derrotar o tricolor por 2 a 0, com gols de Jaburu e Petit.
O Olaria sagrava-se, assim, campeão do Torneio Início de 1960 e o primeiro campeão do Estado da Guanabara.
Comandados pelo técnico Délio Neves, atuaram naquela histórica conquista do Olaria: Antoninho (goleiro), Murilo, Sérgio, Nélson, Haroldo, Casemiro, Valter, Jaburu, Tião, Drummond, Da Silva, Jurandir, Tião e Petit.


Deixe um comentário