1965: A INAUGURAÇÃO DO PARQUINHO

Inauguração do play-ground, que mais tarde ficaria conhecido como “parquinho”, em 16 de janeiro de 1965. Na foto, além do presidente José de Albuquerque, Eduardo de Souza Góes, diretor da Hugóes, deputado Gama LIma, Mourão Filho, vice-presidente Walter Rizzo e outras autoridades. O corte da fita inaugural foi feito pelas crianças Eliane Albuquerque e César Vital. Foto: Jornal dos Sports.

No dia 16 de janeiro de 1965, um sábado, o presidente José de Albuquerque inaugurava uma de suas grandes obras no Olaria: o play-ground. Sim, na época de sua inauguração não se falava “parquinho”, nome como mais tarde ficou conhecida uma das instalações mais utilizadas por sócios e convidados do clube.

A construção do espaço foi de responsabilidade da empresa Hugóes Engenharia e Comérico Ltda. O presidente Albuquerque havia lançado um plano de expansão patrimonial do clube que incluía, além do parquinho, a construção daquele que seria um dos maiores parques aquáticos do Rio de Janeiro. O slogan criado na época para expressar essa expansão do clube foi “Novo Olaria”, denominação que ganhou muita popularidade e era muito divulgada na mídia da época.

Naquele longínquo 16 de janeiro de 1965, o clube ganhava um espaço infantil equipado com gangorras, escorregas, balanços, rodas e outros equipamentos de diversão infantil. Com o passar do tempo, o espaço foi se modificando e hoje é um local de entretenimento geral, não apenas para crianças.

A inauguração do play-ground foi apenas a primeira de uma série de inaugurações que marcariam aquele período. O Jornal dos Sports, que fez a cobertura do evento, afirmou que o Olaria estava se transformando em uma verdadeira “sala de visitas” da Leopoldina. Naquele mesmo ano, o presidente Albuquerque ainda inauguraria aquela que foi a maior de todas as obras de sua gestão: o parque aquático.

Na foto, por ocasião da inauguração do play-ground, vê-se parte do mesmo e ainda a fase final da construção das piscinas, com o público visitando as novas instalações. Era o “Novo Olaria”.
Em 1965, um anúncio no Jornal dos Sports para venda de títulos de sócio-proprietário mostrava uma foto do parquinho e, ao fundo, o parque aquático, recém-inaugurados.

Comentários

Deixe um comentário