
A foto acima é de 1949 e foi publicada na Revista Esporte Ilustrado de 2 de junho daquele ano. A casinha que aparece ao lado da arquibancada era a antiga sede do Olaria e, por algum tempo, ficou conhecida como “sede velha”. Era nessa casinha ao lado da arquibancada que funcionava a administração do clube. A sede já existia antes da inauguração do estádio.
No ano de 1949 já havia o projeto de prolongar a arquibancada e de se construir uma sede nova. Mas o Olaria ainda não possuía o terreno que pertencia ao antigo matadouro da Penha, que só seria comprado em 1960 pelo presidente José de Albuquerque. Nos anos 1940 e 1950 era comum, quando o estádio estava lotado, pessoas subirem no telhado da sede para assistir aos jogos.
Em 1956, na administração do presidente Alberto Trigo, foi construída a instalação que ficaria conhecida como “sede nova”, espaço que abrangia o salão social e mais os setores de Secretaria, Tesouraria e ainda uma sala de reuniões. Com isso, a antiga “sede velha” seria demolida e, em seu lugar, construída uma quadra onde, por muito tempo, se praticou futebol de salão e basquetebol. A quadra viria a desaparecer com o prolongamento das arquibancadas, a partir de 1980, já na administração do presidente Edmundo Cigarro.
Hoje, se alguém quiser localizar onde ficava a antiga sede, basta tomar como referência a arquibancada. Onde começa a parte mais recentemente construída, nos anos 1980, é exatamente onde ficava a antiga sede. Uma sede pequena, acanhada, porém, que marcou grandes momentos da história do Olaria até a construção do salão social.



Deixe um comentário