1948: MELLO SALVOU A VIDA DE BIRIBA

No dia 21 de novembro de 1948 Olaria e Botafogo se enfrentaram no Alçapão da Bariri. O Botafogo venceu por 4 a 3, depois de o Olaria estar vencendo por 3 a 1. Muita coisa já se falou sobre esse jogo. Porém, há um episódio que é pouco comentado.

Como sabemos, o Botafogo tinha um cãozinho de estimação chamado Biriba, que sempre entrava em campo com o time e era considerado um amuleto para a equipe alvinegra. Carlito Rocha, famoso presidente do Botafogo, foi quem adotou o pet como bichinho de estimação do time. Mas naquele dia 21 de novembro de 1948 o cãozinho botafoguense estava marcado para morrer no Alçapão da Bariri.

O que se sabe, e que chegou a ser publicado por alguns veículos da mídia na época, é que um fanático torcedor do Olaria, que tinha um bulldog muito feroz, tinha planejado soltar o cão quando o Botafogo entrasse em campo. Segundo o próprio torcedor olariense dizia, o seu bulldog não podia ver outro cão que avançava e atacava. Já o Biriba do Botafogo era conhecido por não fazer mal a ninguém. O bulldog do fanático torcedor olariense tinha a fama de sempre estrangular suas vítimas quando atacava. Estava tudo pronto para que o bulldog olariense fosse solto tão logo Biriba entrasse no gramado junto com o time do Botafogo.

Porém, o patrono e presidente do Olaria, Álvaro da Costa Mello, ao saber da intenção do torcedor olariense, não permitiu que a malvadeza se consumasse. O Alçapão da Bariri tinha pouco mais de um ano de existência e até então só tinha feito vítimas (não fatais) humanas. Naquele dia, se não fosse a intercessão do presidente Mello, o estádio da Bariri teria entrado para a história por fazer sua primeira vítima canina.

O presidente Mello, que salvou a vida de Biriba, além de ser uma pessoa boníssima, também era muito amigo de um grande botafoguense chamado João Lyra Filho, que foi presidente do CND e graças a João Lyra Filho o Olaria voltou à primeira divisão em 1947. Se o ataque a Biriba se concretizasse, não seria uma maneira correta de agradecer ao botafoguense João Lyra Filho pelo que ele fez em favor do Olaria.

Do dia em que por pouco Biriba não foi morto na Bariri, resta, no entanto, uma dúvida: não sabemos se Carlito Rocha agredeceu a Mello por ter salvo a vida do bichinho. Isso porque, se Biriba tivesse sido estrangulado pelo bulldog olariense, acho que Carlito Rocha também teria morrido…

Comentários

Deixe um comentário