1947: A VOLTA POR CIMA DO OLARIA

O time do Olaria no primeiro jogo do Torneio Municipal de 1947. Em pé, da esquerda para a direita: Spinelli, Ananias, Laércio, Alfredo, Esquerdinha e Leleco. Agachados, na mesma ordem: Nelsinho, Paulo, Tião, Limoeiro e Jorginho.

No dia 12 de abril de 1947 o Olaria fazia, oficialmente, o seu primeiro jogo pela primeira divisão depois do golpe sofrido em 1937, quando foi injustamente afastado da primeira divisão após a pacificação do futebol carioca. O jogo ainda não era pelo campeonato estadual. Isso porque, naquela época, antes do estadual, existia o Torneio Municipal. O estadual só começaria em agosto. O Olaria tinha inaugurado o seu estádio, na Rua Bariri, seis dias antes. Porém, durante o Torneio Municipal o Olaria não realizou nenhum jogo em seu estádio. Isso porque o estádio da Bariri ainda passou por alguns retoques finais para que pudesse ser utilizado no Campeonato Estadual.

Naquele dia histórico, em que o Olaria voltava à primeira divisão 10 anos após ter sido afastado por um golpe, a equipe empatou com o Canto do Rio pelo placar de 1 a 1, com Tião marcando o gol bariri. O jogo aconteceu no estádio do São Cristóvão, em Figueira de Melo.

Naquele dia 12 de abril de 1947, o Olaria dava a volta por cima: após o golpe que o afastou por 10 anos da primeira divisão, voltava à elite do futebol carioca; já tinha o seu estádio, que em breve seria conhecido como “alçapão”, o terror dos adversários; e no estadual daquele ano, faria uma ótima campanha, ficando o time conhecido como “O Fantasma da Bariri”.

Comentários

Deixe um comentário