1929: O PRIMEIRO JOGO NA CÂNDIDO SILVA

O campo do Olaria, quando a Bariri ainda se chamava Cândido Silva. Ao fundo, a Igreja da Penha. O primeiro jogo foi em 5 de maio de 1929, com vitória olariense. Tempos depois, ali seria erguido o lendário alçapão.

Cândido Silva era o antigo nome da Rua Bariri. E foi na Rua Cândido Silva que o Olaria comprou o terreno onde instalou o seu campo. Antes, o Olaria mandava seus jogos em um campo na Rua Leopoldina Rego, mas não era proprietário do terreno, que acabou sendo vendido. E, assim, Olaria ficou sem campo.

Então, graças a João Fernandes Ferreira, Rachid Bunahum e Armindo Augusto Ferreira, que doaram praticamente todo o valor, em 1929 foi efetivada a compra do terreno na Rua Cândido Silva e ali instalou-se o campo que o Olaria, finalmente, poderia chamar de “seu”. O endereço do clube, então, passou a ser: Rua Cândido Silva, 121. Anos depois, houve a mudança do nome da rua para “Bariri” e o número passou a ser 251.

No dia 21 de abril de 1929, a diretoria do Olaria ofereceu um almoço à imprensa, apresentando oficialmente o novo campo da Rua Cândido Silva, a futura Bariri. O sonho do Olaria estava, finalmente, realizado.

E o primeiro jogo no campo da Cândido Silva aconteceu pouco depois, em 5 de maio de 1929. O Olaria recebeu o Carioca, naquele que foi o primeiro jogo do recém-comprado campo do Olaria. O jogo era oficial e válido pela segunda divisão da AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos). O presidente do Carioca ofertou um cartão de prata ao Olaria, pelo fato de aquele ser o primeiro jogo no campo.

E, agora em sua verdadeira casa, o Olaria não fez por menos: venceu por 2 a 0. O time do Olaria que pisou no gramado naquele histórico dia foi:

Argeu, Nicanor, Campos, Claudionor, Jorge, Theodomiro, Oswaldo, Rubens, Vieira, Bahia e Gonzaga.

Tempos depois, em 1947, quando a Cândido Silva já se chamava Bariri, o Olaria inaugura o seu estádio, surgindo assim o lendário “alçapão”. Mas aí já é outra história…

Comentários

4 respostas a “1929: O PRIMEIRO JOGO NA CÂNDIDO SILVA”

  1. Avatar de Miguel

    Caro Pedro, não foi Noêmia Nunes, filha de Custódio Nunes, dono do Matadouro Irmãos Goulart, que herdou o campo da Rua Bariri em 1925 e o doou ao Olaria FC? Esta “compra” do terreno é algo novo para mim. Tem certeza disso? O Olaria construiu sua sede social e praça esportiva no terreno mas a compra do terreno, não constava nas minhas pesquisas, pois sempre soube que se tratava de uma doação.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Pedro Paulo Vital

      Olá Miguel! O terreno doado por Noêmia Nunes não foi o da Cândido Silva, atual Bariri. Foi outro terreno. Ela era sim filha de Custódio Nunes, e casada com o Sr. Manoel de Souza. Na verdade, o Olaria não tinha a propriedade do terreno. Ela o doou para que o Olaria instalasse ali o seu campo. Após o seu falecimento, o viúvo Manoel de Souza vendeu a propriedade e o Olaria ficou sem campo. Então, o Olaria iniciou a campanha para a compra de seu próprio campo. O terreno da Cândido Silva custava 80 mil cruzeiros, e o Olaria só tinha 7 mil em caixa. João Fernandes Ferreira (o presidente de honra) doou 45 mil; Rachid Bunahum doou 26 mil e Armindo Augusto Ferreira doou 2 mil, completando o valor que faltava. Em relação a propriedades do antigo Matadouro, o Olaria, em 1960, já sob a gestão de José de Albuquerque, adquiriu um lote onde hoje fica a Av. Prof. Plínio Bastos (local da feirinha). O presidente José de Albuquerque lançou novos títulos de sócio proprietário e adquiriu aquela parte, completando o que hoje é a sede do clube, que abrange todo quarteirão.

      Curtir

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Muito obrigado pelo esclarecimento. Então, o matadouro da família Goulart não era na atual Rua Bariri, certo?

        Curtir

      2. Avatar de Pedro Paulo Vital

        Isso. O Matadouro não era na Bariri.

        Curtir

Deixe um comentário